Aristóteles quando estava vivo acho que idealizou a forma de se fazer política, e desde então se vem descontruindo aquela ideia e ficando mais claro que é apenas um jogo de interesse. Politica é uma palavra bonita para não usar outras como tirania, falta de escolha, interesses, venda de influencia, nepotismo e tantas outras maneiras horríveis de um ser humano manifestar a sua presença.
Primeiro você precisa acreditar que existe isso. Sendo que em minha opinião a politica é quase que uma religião você tem fé que ela existe, mas nunca consegue provar. A verdade é que não sabemos dizer o que isso causa no nosso dia-a-dia. Se sentirmos demais a politica algo está errado, se não percebemos ela algo também está errado. Mas a vida não foi feita para ser controlada, é como pilotar um avião você não voa o avião ele que está voando você apenas corrige ele para mantê-lo assim.
O que fica estranho é quando simplesmente não conseguimos caracterizar as coisas, por exemplo, o trabalho de um politico, e como medir nessa situação a confiabilidade da politica? Vendo os projetos e as ações, é exemplar a falta de qualidade de vários setores do estado, não existe fiscalização no Brasil, as leis tem a força de uma sugestão, segue quem quiser. E é fato que as coisas só funcionam de acordo com um modus operanti , dinheiro.
Mas como Aristóteles disse, o homem é um ser politico, e com isso todos vivemos fazendo politica da forma que conseguimos. O problema nasce ai, quando a grande maioria dos políticos simplesmente não tem inteligência ou capacidade para guiar. A minha pergunta é, será que temos capacidade de exercer o direito de conduzir? Eu diria que quase que todos não tem. Motivos? O sistema não deixa e eles não conseguem governar sem ele, e acabam não conseguindo inovar para achar um novo caminho.
Quando o povo se da conta o tempo para mudanças passou para a nova geração e nada mudou. E não pensem que com o tempo as coisas melhoram isso é mentira com o tempo o que vai acontecer é que as coisas irão piorar devido aos acúmulos anteriores.
Enquanto ficamos sem fazer nada sobre isso, só facilitamos a vida dos políticos.
Somos os melhores chefes do mundo. Quase nunca cobramos o trabalho, elegemos os mais populares de 2 em 2 anos, palhaços, prostitutas, traficantes, mulheres frutas, jogadores de futebol, senhores feudais( principalmente se você viver na região norte), líderes de causas perdidas, socialistas que adoram a Apple ,terroristas ( mas sem barba), ladrões e claro qualquer um que tenha notoriedade e como aparecer para se decorar o número.
Precisamos de alguém com coragem, que seja um líder nato, alguém que ultrapasse nossas expectativas e que seja inteligente o suficiente para governar a favor da paz, e da vida, sem precisar vender a alma para o diabo, ou pior, para empreiteiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário